Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Cursos e Eventos

A dependência química e o trabalho

Data: 24 de julho de 2018
Horário: 09:00

A Organização Internacional do Trabalho estima que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas dependentes de álcool ou outras drogas. O Brasil perde por ano cerca de US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas, segundo cálculos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A luta contra a dependência do álcool e das drogas exige um novo olhar da sociedade. Como o trabalho é o local onde a grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, a possibilidade de que um descontrole comportamental ocorra no ambiente de trabalho é muito grande.

Rodrigo Monteiro, médico do Trabalho, e Paulo de Abreu Leme Filho, advogado especializado no tema, são os convidados do Sinproquim para uma apresentação que tem como objetivo ajudar as empresas a detectar esse problema e construir soluções que podem salvar uma vida e ajudar a quem clama silenciosamente por ajuda.

8h30                      -              Recepção e credenciamento
9h00                      -              Abertura

9h15                                      Apresentação do Dr. Rodrigo Monteiro
                                                O que é dependência química
                                                Quem é atingido por essa doença
                                                Quais são os desfechos desse mal
                                                A relação com o trabalho e com acidentes do trabalho
                                                Tratamentos e grupos de autoajuda

10h00                    -              Intervalo

10h15                    -              Apresentação do Dr. Paulo de Abreu Leme Filho
                                                  O alcoolismo
                                                  Desfechos e tratamentos
                                                  Aplicativo de ajuda no tratamento e literaturas

11h15                    -             Perguntas e respostas

Palestrantes

Rodrigo Monteiro é médico do Trabalho, Perito Judicial, Dermatologista, Auditor de Qualidade Médica. Formado em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral.

Paulo de Abreu Leme Filho é advogado, sócio proprietário da Leme Advogados Associados.

Data e inscrição

• 24 de julho de 2018
  • Inscrições gratuitas

• Auditório do Sinproquim