A Química e o Meio Ambiente

Diversas reações químicas, naturais ou causadas pelo homem, ocorrem na Terra. Esses fenômenos, como a erupção de um vulcão ou o lançamento inadequado de resíduos domésticos ou industriais no solo, no ar e na água, podem causar poluição, aquecimento global e alteração na camada de ozônio, modificando o ciclo natural do meio ambiente.
Muitos consideram que os processos químicos prejudicam o meio ambiente. A Química, contudo, é responsável por grandes avanços que auxiliam no equilíbrio ambiental. O grande desafio da Química é reduzir o uso de recursos não renováveis e produzir materiais biodegradáveis que possam minimizar a exploração e impactos ao meio ambiente. O aumento da expectativa de vida, o saneamento, a desinfecção de água e o ganho da produtividade no campo são exemplos de como a Química pode contribuir positivamente para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida.
Vários processos desenvolvidos pela Química foram implantados no mundo, como tratamento de água potável, de águas industriais, de efluentes industriais e de esgoto doméstico antes de serem despejados nos rios. Técnicas de reciclagem de materiais como vidro, plásticos e papel, produção de detergentes biodegradáveis e de catalisadores para diminuir a emissão de gases poluentes pelos veículos são outros avanços.
Há muitos outros sendo desenvolvidos. A pesquisa sobre o ciclo de vida dos materiais é um importante avanço. Químicos estão conseguindo avaliar o impacto que as produções têm no meio ambiente e como é possível minimizar a poluição. A Química é a ciência responsável por encontrar soluções, inclusive para o equilíbrio ambiental.

Comments are closed.