Grandes descobertas da engenharia química

Fertilizantes
Utilizados para tornar as terras mais produtivas, possibilitaram a continuidade da produção de alimentos. Antes, era preciso deixar a terra “descansar” entre uma safra e outra. O uso dos fertilizantes elevou a oferta e barateou os preços dos alimentos.
Medicamentos e produtos médicos
Bactérias, doenças e infecções são combatidas com antibióticos e vacinas, produtos essenciais para garantir a saúde pública. Órgãos artificiais, como o coração feito de plástico, ajudam a salvar vidas. Microcápsulas podem ser introduzidas no corpo para liberar medicamentos lentamente. Implantes e próteses podem substituir ossos, permitindo que as pessoas recuperem os movimentos.
Plásticos

É considerada uma das maiores inovações tecnológicas e um dos produtos mais consumidos no mundo. O plástico é utilizado para a produção de uma infinidade de artigos, desde a fabricação de embalagens até peças para aeronaves e foguetes.
Fibras artificiais e sintéticas
Até o século 19, o homem utilizava apenas fibras naturais, como o algodão, e materiais como o couro para fabricar roupas e outros artigos. Com as fibras artificiais e sintéticas, desenvolvidas no século 20, a indústria passou a produzir roupas mais baratas e confortáveis, além de outros artigos, como peças mecânicas e até coletes à prova de bala.
Gases puros e liquefeitos

Avançados métodos possibilitaram a separação dos gases do ar, utilizados nas mais diversas atividades industriais e na área da saúde. O oxigênio puro é usado no tratamento de pessoas com dificuldades de respiração e na fabricação do aço. O nitrogênio é utilizado na refrigeração de alimentos e produtos biológicos.
Catalisadores
São usados globalmente em vários processos industriais, na diminuição da emissão de gases poluentes nos veículos e, há muitos séculos, na produção de pães, queijos e vinhos. Os catalisadores modificam a velocidade das reações químicas.
Derivados do petróleo

O processamento do petróleo possibilitou a fabricação de dezenas de derivados pelas refinarias. Esses produtos são parte da vida moderna. Gasolina, asfalto e a nafta petroquímica, que dá origem aos plásticos, são alguns dos derivados obtidos a partir do petróleo.
Borracha sintética
Tem inúmeras aplicações. A SBR (estireno-butadieno) e a BR (polibutadieno) são usadas em pneus. A EPDM (etileno-propileno-dieno) em peças de automóveis. A NBR (nitrílica) é usada nas indústrias automobilística e petroquímica. Os copolímeros em bloco de estireno (SBCs) são aplicados em adesivos e solados de calçados. A borracha termoplástica (TPE) é empregada em manoplas de motos. Borrachas especiais de silicone são usadas no isolamento de fios e cabos elétricos e em artigos médicos.