Um plástico inovador

Você já pensou em um plástico que ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera? Pois é. Ele existe e está sendo cada vez mais utilizado em embalagens de bebidas, por indústrias automobilísticas e por empresas de vários setores preocupadas com a sustentabilidade.
Trata-se do plástico verde, produzido a partir da cana-de-açúcar e que captura gás carbônico durante a sua produção.
A invenção, genuinamente brasileira, participa ainda de um experimento inédito que pode ajudar a levar o homem até Marte: a fabricação, por meio de impressoras 3D, em plena Estação Internacional Espacial, de conectores de tubos que irrigam plantas, possibilitando a produção de alimentos durante a longa viagem espacial.
A produção de ferramentas na Estação Espacial Internacional minimizará os riscos de danos às cargas dos foguetes durante o lançamento, além de reduzir a quantidade de lixo espacial produzido durante as missões.
O plástico verde é mais uma das importantes inovações desenvolvidas pela indústria química. Há muitas outras. Fertilizantes, medicamentos e plásticos são algumas delas. Esses produtos contribuem fortemente para a melhoria na qualidade da vida humana.