Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Notícias Associados

Inovação têxtil sustentável para uniformes escolares garante à Rhodia o Prêmio Eco 2017 da Amcham

15/12/2017

São Paulo, 14 dezembro de 2017 – Com a criação do fio têxtil inteligente e sustentável Rhodianyl® Bio, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou pela terceira vez o Prêmio ECO, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do País, concedido pela AMCHAM – Câmara Americana de Comércio.

 

Resultado de dois anos de pesquisas e desenvolvimento nos laboratórios da empresa, o Rhodianyl® Bio é o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável indicado para a confecção de uniformes escolares.

 

O produto oferece todos os benefícios da tradicional poliamida Rhodianyl® Helanca, que está há mais de 50 anos no mercado, como toque macio, extremo conforto, respirabilidade, absorção de umidade, easy-care, fácil lavagem e inúmeras cores, além de agregar às suas características a biodegradabilidade. Isso quer dizer que os uniformes feitos a partir desse fio terão a capacidade de se decompor em até três anos após serem descartados corretamente em aterros sanitários.

 

“O respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade estão avançando no cotidiano das escolas e nada melhor do que oferecer ao estudante e à sua família a possibilidade de que seu primeiro contato com esses temas, inclusive através do uso de um uniforme feito a partir de um fio têxtil biodegradável como o Rhodianyl® Bio”, afirma Renato Boaventura, CEO da unidade global de negócios Fibras, do Grupo Solvay.

 

O desenvolvimento desse novo produto amplia a gama de têxteis sustentáveis da empresa e representa um avanço importante na oferta de soluções para o mercado de confecção de uniformes escolares, um artigo têxtil com um ciclo de vida mais complexo do que uma roupa casual, uma vez que tem uma finalidade específica e carrega um sentido simbólico muito relevante.

 

O mercado de confecção de uniformes escolares abrange em torno de 3 mil empresas em todo o País. Os têxteis sintéticos compõem 70% desse tipo de vestuário, sendo a matéria-prima principal na confecção de uniformes escolares. A tecnologia inovadora do Rhodianyl® Bio tem um papel fundamental para equilibrar a sustentabilidade de toda a cadeia têxtil produtiva, além de conscientizar as futuras gerações sobre a importância da escolha de roupas que gerem menor impacto ao meio ambiente.

 

“Queremos cada vez mais criar produtos amigos do meio ambiente. A nossa missão, junto com os nossos clientes, é a de desenvolver soluções que atendam a essa demanda, contribuindo para um mundo melhor para as futuras gerações”, acrescenta Renato Boaventura. Segundo ele, a estratégia de crescimento da empresa está baseada na oferta de tecnologias, processos e produtos com forte pegada em Desenvolvimento Sustentável.

Assim como todos os demais fios têxteis da Rhodia, o Rhodianyl® Bio também tem a certificação internacional Oeko-Tex (standard 100, classe 1), que atesta a sua segurança de uso para a confecção de roupas para adultos, crianças e bebês.

 

Sobre a Unidade Global de Negócios Fibras

Líder sul-americana em fibras e fios de poliamida 6.6, a unidade global de negócios Fibras, do grupo Solvay, tem unidade industrial no Brasil e conta com laboratórios de pesquisa desenvolvimentos em diversos países, além de parcerias e acordos de produção na Europa e na Ásia. Inovadora e pioneira, a empresa atende aos mercados têxteis e industriais com produtos de alto valor agregado, comercializados sob as marcas Amni®, Emana® e Rhodianyl®.

Mais informações em www.emanafiber.com e www.amni.com.br

 

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa química de multiespecialidades, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 58 países. O faturamento líquido pro forma foi de € 10,9 bilhões em 2016, dos quais 90% foram obtidos em atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas ações (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

 

Mais informações à Imprensa:

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização



Desenvolvido por Fábrica C Comunicação