Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Associadas ao Sinproquim registram prejuízos na casa dos milhões devido à greve dos caminhoneiros

05/06/2018

76% das empresas entrevistadas pelo Sindicato confirmaram ter parado as atividades por conta da situação na última semana

A greve dos caminhoneiros, deflagrada no dia 21 de maio e que terminou apenas no dia 30, gerou prejuízos na casa dos milhões de reais para empresas associadas ao Sinproquim. Segundo dados recebidos em pesquisa realizada pela entidade com 17 companhias, 76% das entrevistadas confirmaram ter parado suas atividades por conta dos bloqueios de caminhões realizados por todo o país, o que gerou inúmeros problemas em suas rotinas de trabalho como, por exemplo, dificuldades na liberação de importações e exportações.

Para reduzir os prejuízos, 53% das entrevistadas colocaram seus planos de contingência em prática. Foram adotadas ações como dispensa de empregados das áreas administrativas, autorização para home office, redução da jornada de trabalho e inclusão de turnos 12 x 12 horas. Mesmo assim, muitas empresas já calcularam seus prejuízos, sendo que uma delas acredita que a perda gira em torno de R$ 8 milhões.

Até o momento, nenhuma das entrevistadas foi procurada pelo sindicato dos trabalhadores da categoria profissional a fim de entabular algum tipo de negociação coletiva. De qualquer forma, 35% das empresas afirmaram optar por home office, eliminando a necessidade de compensação de horas. Já 18% optaram por utilizar o sistema de banco de horas.

O Sinproquim, atuante na representação das indústrias de produtos químicos para fins industriais e da petroquímica no Estado de São Paulo, está sempre à disposição do empresariado para sanar dúvidas e buscar alternativas aos problemas e desafios vivenciados pelo setor.