Caso não consiga visualizar este conteúdo, clique AQUI.

Assembleia Geral Extraordinária e a Comissão Jurídica e de RH, nessa sexta-feira. Compareçam!

Na manhã desta sexta-feira (16), acontecem, conjuntamente, na sede do Sinproquim, duas reuniões de extrema importância para os associados: a Assembleia Geral Extraordinária e a Comissão Jurídica e de RH. Na pauta da Assembleia está a adoção do melhor procedimento para o recolhimento da contribuição sindical dos empregados no mês de março.

Logo a seguir será realizada a reunião da Comissão Jurídica e de RH para tratar das matérias pertinentes ao cotidiano profissional, como a atualização dos índices econômicos, a apresentação do teor da defesa do Sinproquim em razão do dissídio coletivo ajuizado pelo Sinquisp, a reforma e o fortalecimento da justiça do trabalho, entre outras.

LEIA MAIS

Workshop esclarece nova legislação para transporte rodoviário de produtos perigosos

A engenheira química e consultora do Sinproquim, Glória S. M. Benazzi, ministrou palestra explicativa sobre os principais pontos da Resolução 5.232/16 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), suas atualizações e as normas brasileiras que a complementam. Evento foi realizado no auditório do sindicato no dia 8 de março.

CONFIRA COBERTURA COMPLETA

Exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” será montada na cidade de Cubatão

A exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor”, criada pelo Sinproquim com o apoio da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, chega a Cubatão. A mostra, que será montada na cidade sob o patrocínio da Birla Carbon Brasil e da Unipar Carbocloro, ficará aberta à visitação pública de 19 a 29 de março, das 8 às 17 horas, no saguão do Bloco Cultural da Prefeitura Municipal de Cubatão.

LEIA MAIS

Presidente do BNDES apresenta plano para tornar o Brasil uma nação desenvolvida

Paulo Rabello de Castro, que fez sua apresentação durante almoço-debate promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, informou que a inspiração foi um plano que está sendo implantado pelo Banco de Desenvolvimento da China.

LEIA MAIS

BNDES adota novas condições de financiamento e define áreas prioritárias de interesse

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social promoveu ajustes nas políticas operacionais que norteiam os seus financiamentos, dando sequência a mudanças anunciadas em janeiro deste ano, quando entrou em vigor a Taxa de Longo Prazo (TLP), em substituição à TJLP como taxa básica das operações do banco. As medidas foram anunciadas pelo presidente, Paulo Rabello de Castro.

LEIA MAIS

Fiesp lança campanha “Chega de engolir sapo” contra os juros cobrados no Brasil

Lançada no dia 13 de março, campanha visa combater os juros cobrados das empresas e dos consumidores brasileiros, classificados como os mais altos do mundo. Ao apresentar o conceito, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, lembrou a semelhança com a campanha “Não Vou Pagar o Pato”. Além de impedir, graças ao forte apoio popular, o aumento de impostos, o Pato acabou virando símbolo da luta pelo impeachment. “O Sapo inicia hoje sua carreira, seu trabalho, sua missão”, afirmou Skaf. Quanto ao Pato, está recolhido, disse, mas pronto para sair às ruas caso haja qualquer ameaça de aumento de impostos.

LEIA MAIS

Oportunidades em Cubatão será tema de evento que tem o apoio do Sinproquim

Com inscrições gratuitas, evento que abordará as oportunidades da cidade tem apoio do Sinproquim e será realizado pelo Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial da Baixada Santista (CIDE), pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e pela Prefeitura Municipal de Cubatão.

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE

Inscrições gratuitas para evento sobre economia e agronegócio brasileiro

Na quinta-feira, 5 de abril, o auditório do Sinproquim receberá Fábio Silveira, sócio-diretor, e Eduardo Daher, economista agrícola, ambos da MacroSector; e Marcel Caparoz, economista-chefe da RC Consultores, para analisar os cenários da economia brasileira com foco na indústria, no agronegócio e no setor químico. No evento, também será apresentada uma ferramenta que ajuda a aumentar a base de clientes e a incrementar as vendas. As inscrições são gratuitas.

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE

Siglas ME e EPP não podem mais figurar nos nomes registrados das empresas

A Instrução Normativa nº 45, de 7 de março de 2018, editada pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI, revogou os efeitos do artigo 72 da Lei Complementar nº 123/2006, estabelecendo que a partir de 1º de janeiro de 2018 não é passível de registro o nome empresarial que traga designação de porte ao seu final.  As designações de porte são as expressões "ME" (microempresa) e "EPP" (Empresa de Pequeno Porte).

SAIBA MAIS

Leiaute da escrituração fiscal digital de retenções é aprovado pela Receita Federal

O Ato Declaratório Executivo nº 18/2018, publicado no Diário Oficial da União de 12 de março, aprovou a versão 1.3.01 dos leiautes de arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). A nova versão será exigida para os eventos ocorridos a partir da competência de maio de 2018.

SAIBA MAIS

Evento na Fiesp debaterá os desafios para a indústria pós
Fórum Mundial da Água

A ser realizado na tarde de 28 de março, encontro avaliará os reflexos para o setor industrial das discussões promovidas pelo 8º Fórum Mundial da Água e as ações necessárias frente a políticas públicas e privadas para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – Agenda 2030. Durante o evento será lançado o Manual de Uso Racional de Água no Setor Industrial.

LEIA MAIS

Prefeitura de São Paulo altera a licença especial de trânsito de produtos perigosos

O Decreto Municipal nº 58.109, de 1º de março de 2018, introduziu alterações na Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos (LETPP), nos itens referentes ao Plano de Atendimento a Emergências (PAE), análise PAE e por número ONU transportado. O Sinproquim elaborou uma tabela comparativa mostrando as alterações.

SAIBA MAIS

Importante! Para garantir que nossos comunicados cheguem a sua caixa de entrada, adicione os emails
informativo@sinproquim.org.br e sinproquim@sinproquim.org.br ao seu catálogo de endereços e marque-os como confiáveis.