Caso não consiga visualizar este conteúdo, clique AQUI.

Sinproquim lança mais uma edição do Info-Q com dados sobre comércio exterior do setor

As empresas instaladas no Estado de São Paulo responderam por 50,24% do total das importações e por 32,91% das exportações de produtos químicos de uso industrial realizadas pelo país no primeiro bimestre do ano. A balança comercial de produtos químicos de uso industrial (PQI) de São Paulo apresentou déficit de US$ 1,67 bilhão no primeiro bimestre do ano, valor 43,4% superior ao registrado no mesmo período de 2017 (US$ 1,16 bilhão). Os produtos classificados no capítulo 33 da NCM (óleos essenciais e resinoides; produtos de perfumaria) apresentaram o maior crescimento nas importações, de 59,3%, e em vendas externas, com incremento de 52,7%.

CLIQUE PARA ACESSAR O INFO-Q

Professores e estudantes de Cubatão conhecem a exposição
“A importância dos produtos químicos para uma vida melhor”

Montada em Cubatão sob o patrocínio da Birla Carbon Brasil e da Unipar Carbocloro, a exposição “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor” tem atraído professores, estudantes e profissionais da cidade e de municípios vizinhos.

LEIA MAIS

Evento em São Paulo mostra que Cubatão é uma fábrica de oportunidades

Alertar o empresariado e os formadores de opinião para as novas oportunidades de investimento que as mudanças econômicas estão gerando em Cubatão foi o objetivo dos representantes municipais que se reuniram em São Paulo, no dia 23 de março, com dirigentes empresariais no evento “Cubatão – Fábrica de Oportunidades”. O encontro foi promovido pelo Centro de Integração e Desenvolvimento do Polo de Cubatão (CIDE), em parceria com a Prefeitura do município.

LEIA MAIS

Frente Parlamentar da Química em SP entrevista Nelson Reis

O presidente do Sinproquim afirmou que o excesso de regulamentação pode comprometer a competitividade da indústria química. Reis destacou que, recentemente, o governo do Estado de São Paulo aumentou as taxas de licenciamento ambiental em níveis muito elevados, que ultrapassam 1.000%.

LEIA MAIS

Justiça concede liminar contra aumento nos preços do licenciamento ambiental

A 12ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar ao mandado de segurança requerido pela Fiesp, em nome dos sindicatos patronais, entre os quais o Sinproquim, contra a aplicação pela Cetesb do Decreto nº 62.973/2017, que instituiu nova fórmula de cálculo de preços para o licenciamento ambiental. A nova fórmula vinha sendo aplicada desde o dia 29 de dezembro do ano passado.

LEIA MAIS

Inscreva-se para workshop “Economia, agronegócio e indústria: mais oportunidades ou riscos em 2018?”

Evento será realizado no auditório do Sinproquim na próxima semana, dia 5 de abril, para analisar os cenários da economia brasileira com foco na indústria, no agronegócio e no setor químico. Palestra contará com Fábio Silveira, sócio-diretor, e Eduardo Daher, economista agrícola, ambos da MacroSector; e Marcel Caparoz, economista-chefe da RC Consultores. As inscrições são gratuitas. Participe!

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE

Mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista serão apresentadas em workshop no Sinproquim

Marcado para 11 de abril, o workshop “As mudanças ocorridas na prática do processo do trabalho em razão da reforma trabalhista” debaterá os reflexos da Lei nº 13.467/2017 nas empresas brasileiras. O tema será apresentado por Ivani Contini Bramante, desembargadora do TRT da 2ª Região SP, e pelo consultor jurídico do Sindicato, Enio Sperling Jaques. As inscrições são gratuitas e estão abertas. O evento, que também oferece um welcome coffee a todos os participantes, contará com a presença do presidente do Sinproquim, Nelson Pereira dos Reis.

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE

Receita Federal esclarece quais créditos podem ser deduzidos para o cálculo da CSSL

O Ato Declaratório Interpretativo (ADI) nº 2/2018, publicado no Diário Oficial da União de 23 de março, dispõe sobre as condições para dedutibilidade de perdas no recebimento de créditos decorrentes das atividades das pessoas jurídicas.

LEIA MAIS

Importante! Para garantir que nossos comunicados cheguem a sua caixa de entrada, adicione os emails
informativo@sinproquim.org.br e sinproquim@sinproquim.org.br ao seu catálogo de endereços e marque-os como confiáveis.